Avançar para o conteúdo principal

Alimentação Vegetariana: os mitos das vitaminas e os minerais

Mito I
Anemia pelo ferro

Na dieta vegetarina...

a absorção do mineral ferro aumenta na presença de ácido ascórbico (vitamina C) e ácidos cítricos, málico, tartárico e outros ácidos orgânicos, presentes em abundância na fruta. 
Por outro lado, as substâncias que inibem a sua absorção são os fitatos, que se encontram sobretudo nos cereais integrais, nos derivados da soja e no farelo, os oxalatos, presentes nos espinafres, os taninos do chá e os polifenóis do café. Também os ovos e o leite reduzem a biodisponibilidade do ferro, bem como uma elevada ingestão de cálcio.


Embora os vegetarianos tendam a ter reservas reduzidas de ferro e baixos níveis de ferritina no sangue, vários estudos têm mostrado que os níveis de ferro no sangue e de hemoglobina dos vegetarianos são muito semelhantes aos níveis dos não vegetarianos. 

É verdade que há várias substâncias na alimentação que reduzem um pouco a biodisponibilidade do ferro, mas este fenómeno é compensado pela maior ingestão de vitamina C na dieta vegetariana. 

O que se tem verificado é que quanto mais baixas são as reservas de ferro no organismo, maior será a sua absorção intestinal. Parece que o trato gastrointestinal dos vegetarianos se adapta, aumentando a absorção de ferro e de outros oligoelementos. Além disso, a vitamina C e o ácido cítrico das frutas e dos legumes potenciam a absorção de ferro não heme (a forma de ferro que está presente nos alimentos de origem vegetal).

Enquanto as reservas de ferro de alguns vegetarianos podem ser mais baixas, o risco de anemia por deficiência de ferro por seguirem uma alimentação vegetariana equilibrada não é nem mais alto nem mais baixo que o de não vegetarianos.

Fontes vegetais de ferro:
hortaliças verde escuro, 
alguns futos secos, como o figo, 
frutos oleaginosos (nozes, amêndoas...), 
leguminosas, 
sementes
e algas.

Os próximos mitos e "não mitos" serão sobre:
  • O cálcio
  • O magnésio
  • A vitamina B12
A dieta vegetariana e as particularidades
  • na gravidez
  • nos séniores
  • no desporto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.