Avançar para o conteúdo principal

Para além da nutrição... a adolescência, o corpo e a comida

Certo dia, há mais de um ano atrás, entra uma menina no meu consultório que me faz reviver alguns sentimentos meus quando tinha precisamente a idade dela. Hoje em dia, continua a vir à consulta, sempre que pode.
Sempre que pode, porque para isso precisa de fazer uma viagem longa, muito longa. Sim. Mas não irei falar sobre ela e antes de uma parte que ressoou em mim.
A adolescência é vivida de forma completamente distinta de pessoa para pessoa e a intensidade, essa... pode ser amena ou verdadeiramente abrupta. E todas estas formas estão certas, pois foram as necessárias para sermos o que somos hoje. É o que acredito.
Cresci a querer ser artista, não sabia muito bem a fazer o quê, mas adorava pintar, desenhar... e acumulei centenas de desenhos de vestuário, de gente... conhecida e desconhecida. O que mais me atraía era trazer o interior da pessoa para o papel, através do sombreado do lápis 3B em papel Canson...
Chego ao 12, 13 anos e um outro interesse desde pequenina é intensificado - a alimentação saudável. No entanto, na adolescência o carrossel facilmente descarrila e o interesse virou obsessão. A medicina chama-lhe uma tal de Ortorexia, mas para mim pouco importa se tem um nome no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), se não servir como meio de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. 
Conseguem imaginar uma miúda de uma família de poucos recursos há... quase 20 anos (já??), que cresce em Fátima, onde não havia muitas coisas para além do Santuário e tudo o que o envolvesse, obrigar a mãe a levá-la a Leiria para comprar e descobrir novos alimentos... mais naturais, mais especiais e todos os livros sobre o tema? A alimentação lá de casa não era má, até hoje o azeite que utilizo diariamente vem daquelas oliveiras, assim como muitos outros produtos, mas o arroz integral, o leite de aveia e o tofu biológicos não se vendiam nos supermercados.
O problema era quando havia festas de família, ninguém podia fazer doces, tinha de ser apenas eu, fosse alguém pôr açúcar, e eis que surge um pudim, cujas caras após prová-lo, até hoje ficaram na minha memória, vá lá saber-se porquê...
Anos depois entro na (pseudo)independência dos 18 anos e vou para Lisboa estudar. Aí sim, já podia apanhar o metro até à Baixa-Chiado e continuar a explorar o fascinante mundo da nutrição e da alimentação natural e macrobiótica. Dois anos depois concluí que o melhor curso de Ciências da Nutrição era apenas na Universidade do Porto e lá fui eu a correr atrás do sonho de ser nutricionista. Valeu a pena o esforço de trabalhar em vários sítios nas férias e aos fins-de-semana, desde os 14 até ao penúltimo ano da faculdade, sobretudo na área da restauração e hotelaria, o que há mais em Fátima até hoje, tudo muito vocacionado para os peregrinos e os turistas. Foram experiências importantes no meu crescimento pessoal. E fez-me gostar ainda mais de estudar... (a partir da visão do copo meio cheio)

Entretanto, depois de alguns anos de clínica, está diante de mim, uma menina com uns olhos grandes e ternurentos, dos quais escapam duas lágrimas gordas, daquela cara de anjo, que procura o que eu queria ter encontrado quando tinha a sua idade: alguém que a compreendesse e a ajudasse. Tinha uma amiga, que não a largava, nem no sono a deixava em paz... controlava todos os seus comportamentos, sobretudo os alimentares e os que se relacionavam com a comida. Hoje em dia, elas têm procurado fazer as pazes, pois como são a mesma pessoa, não podiam continuar às brigas por muito mais tempo.

É em alturas como esta que sentimos o quão grande é a distância entre o conhecimento teórico e a experiência da vida. Que temos de construir pontes, que sem pontes não conseguimos chegar ao outro lado. E que de fato, não somos ilhas desertas, mas aldeias e cidades bem complexas e interligadas umas às outras.

Lea Caniço

Esta minha reflexão fez-me lembrar agora aquele poema da Cora Coralina, que vou transcrever em baixo:

Saber Viver 

"Não sei...
Se a vida é curta
Ou longa demais para nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.