Avançar para o conteúdo principal

e quando te parece que o caminho é demasiado longo?

o que sentes, quando te parece que o caminho é demasiado longo? ou complexo?

deparo-me com esta realidade diariamente, através de conversas com amigos, colegas, pacientes... na minha vida... não sei se é uma percepção minha exacerbada ou se habita na mente dos outros de forma semelhante.

confesso que apenas sei falar do que sinto, por isso nada do que escrevo é ditado. 

talvez andemos a pensar demais e a sentir de menos, a planear demais e a realizar de menos;
a ouvir demais os outros e a escutar de menos a nós próprios. 

a questão é que o caminho vai parecer sempre longo, porque nunca se vê o fim, porque não há fim. o fim não existe. estamos sempre no meio. e estar no meio por vezes inquieta-nos. não queremos estar no meio, queremos estar lá na frente, a controlar o caminho. queremos já estar lá. mas isso é contra as leis da natureza. e nós somos regidos, antes de qualquer outra coisa, por estas mesmas leis. e ela (a natureza) ajuda-nos, se respeitarmos os seus ciclos. mas não podemos desistir, mesmo quando às vezes se tenha de sair da auto-estrada e percorrer um caminho de pedras e às escuras, que a velocidade tenha de ser reduzida de 120 para 5km/h ou mesmo para zero! às vezes os pés estão feridos e a solução é mesmo parar. às vezes temos sede e a solução é pedir água para poder avançar. lembro-me sempre dos peregrinos, quando passam em frente à casa dos meus pais a ir para o Santuário de Fátima, sentam-se naquele banco de pedra em frente ao poço, quando vêem alguém pedem água e lá voltam a ganhar forças para continuar.

é mesmo isso. ganhar forças para continuar. ao mesmo tempo, percorrer o caminho de pedras é o que nos permite desenvolver mais músculo. e quanto mais músculo temos, menos força precisamos fazer para avançar nos caminhos mais íngremes. mas o músculo só se mantém se continuarmos a usar a força. e assim por diante. 

nos processos terapêuticos, sejam do corpo, sejam da mente, acontece exatamente o mesmo. caminhos de pedra podem ser necessários e por vezes até constituem atalhos, que além de nos levar mais rápido, ainda nos proporcionam pequenas sestas ao sol em bancos de pedra e aquela sensação de matar a sede com água fresca nas tardes de calor.  

o que sentes quando te parece que o caminho é demasiado longo? o que fazes com o que sentes?

rascunhos da Lea

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.