Avançar para o conteúdo principal

CONSULTA ANTIAGING

A medicina antiaging faz parte de uma nova Era da ciência, não mais com a perspectiva de tratar um sintoma ou somente a parte estética, mas antes prevenir todas as consequências negativas que o envelhecimento pode condicionar. 

Na consulta antiaging, na clínica e'sensia, recorremos aos métodos mais modernos de avaliação clínica e analítica baseando-nos na medicina preventiva e nos conhecimentos mais avançados da nutrição, da suplementação e da saúde mental. Aspira uma mens sana in corpore sano, como há séculos sonhavam os gregos.

Esta abordagem desenvolve-se no contexto de uma perspectiva multidisciplinar e individualizada. Um dos principais objectivos da consulta antiaging é melhorar a qualidade de vida das pessoas, atrasando o envelhecimento biológico e as patologias associadas a este processo.

A consulta antiaging dirige-se a todas as pessoas que ambicionam sentir-se mais jovens e que essa juventude transpareça para a aparência física, que queiram manter as suas capacidades físicas e intelectuais na melhor forma e optimizar a sua saúde, prevenindo as doenças que frequentemente aparecem com o passar dos anos.

Sabe-se hoje que o nosso estilo de vida tem um enorme impacto na expressão genética. Assim, enquanto os nossos genes determinam, de certa forma, a nossa predisposição para determinadas doenças, o nosso estilo de vida pode fazer a diferença entre o facto de estas se desenvolverem ou não.

Nesta consulta são avaliados os perfis clínicos, genéticos, nutricionais e laboratoriais específicos do indivíduo. Após a realização dos exames seleccionados, obtém-se um perfil personalizado do envelhecimento de cada indivíduo, de onde se destacam as áreas em que se deve centrar o tratamento.

Os exames laboratoriais incluem o estudo bioquímico/metabólico e poderão ainda incluir o perfil hormonal feminino e masculino, hormonas das supra-renais, da tiróide, biorritmo hormonal, marcadores tumorais, marcadores de risco cardiovascular. A nutrição antiaging dá particular importância a análises mais específicas como:
- estudo das intolerâncias alimentares (ex: A200) 
- estudo detalhado da flora intestinal (ex: "Disbiose Intestinal") 
- perfil dos ácidos gordos
- perfil vitamínico e mineral.

Poderão ser ainda realizados estudos genéticos, como o nutrigenético e antiaging (risco relativo de desenvolver determinadas patologias, como o cancro e as doenças cardiovasculares).

A partir dos resultados obtidos, desenvolve-se um plano de tratamento, procurando reflectir com o indivíduo o estilo de vida mais adequado a adoptar, tendo em conta uma nutrição inteligente, suplementação alimentar e/ou natural, um programa de actividade física e o ensino de técnicas de relaxamento e combate ao stress e simultaneamente a libertação de dependências nocivas, como o tabaco, álcool ou outras comportamentos aditivos. 

Este plano procura sempre que possível a adopção de alternativas naturais de alimentação e de exercício físico, a meditação, a manutenção de relações sociais e afectivas saudáveis, um bom sono e a adopção de uma atitude positiva perante o avanço da idade e a vida!

Benefícios da abordagem antiaging e da suplementação alimentar e natural:

A nível mental/cognitivo:
Melhoria do rendimento intelectual e os sintomas relacionados com o declínio das hormonas em geral (irritabilidade, tristeza, depressão, entre outros), com ênfase para as hormonas sexuais masculinas e femininas (incluindo diminuição do desejo sexual);
Aumento da vitalidade e da sensação de bem-estar geral.

A nível físico:
Melhoria dos sintomas físicos relacionados com o declínio hormonal, principalmente das hormonas sexuais masculinas e femininas (menopausa / andropausa), como fadiga, impotência, perda de massa muscular e óssea, diminuição das capacidades físicas, perda da elasticidade e hidratação da pele;
Melhoria da condição física com aumento do tónus e da massa muscular, da flexibilidade e dos reflexos e diminuição da percentagem de massa gorda;
Aumento dos processos de reparação e revitalização celular e diminuição dos factores que influenciam o envelhecimento das células;
Redução do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, neurodegenerativas e oncológicas;
Melhoria das funções do sistema imunitário

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado."
"Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona."
"Descubra o que realmente funciona!"
"É uma opção. Você não tem de ficar doente."

A alma, o corpo e tu.

Quando tu consegues tomar consciência que tu não és tu - não a um nível intelectual - porque esse está muito acessível e só não o desenvolve quem não quer ou não se interessa... mas a um nível mais profundo... Tu deixas de querer ser tu, leia-se os outros: aqueles que têm o teu sangue, aqueles que te "educaram", aqueles que de uma forma ou de outra te marcaram e guiaram o teu caminho, as tuas escolhas, conscientes ou não, os teus hábitos, os teus vícios... e que te trouxeram ao que tu és agora.
De que vale a pena caminhares na rua com os sapatos mais lindos da loja, se te apertam o dedo mindinho ou se escorregas dentro deles, quando os paralelos da rua não são assim tão paralelos, têm altos e baixos, são irregulares e imprevisíveis. E tu, o teu corpo e a tua mente estão nesse jogo, no jogo do medo de não cair no buraco da estrada que te impede de desfrutar do caminho?
Os "sapatos" que tu calças permitem-te voar? São tão leves que a tua Alma pode calçar, sem sentir…

Compulsão alimentar diz-lhe alguma coisa?

Se não está satisfeito com o seu Peso e/ou o seu Comportamento Alimentar, este artigo interessa-lhe!
Leia a minha reflexão sobre esta temática, que vai muito além do pecado capital da vida moderna - a Gula. Pode de facto ser uma problema com consequências muito negativas para a sua saúde.
Disponível já nas bancas na revista Saber Comer Com Saúde da ZEN energy!